Educação para Era Digital: Desafios dos Professores no Uso das Tecnologias Digitais no Ensino Médio

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18112

  • Título: Educação para Era Digital: Desafios dos Professores no Uso das Tecnologias Digitais no Ensino Médio
  • Autor(es): Elizane Mouzinho da Silva Sandes, Oswaldo Palma Lopes Sobrinho, Brenda Abigail Freire de Jesus Coelho, Lise Mary Ferreira Mendes, Laila Francielly Rezende, Netília Vieira Pereira e Glaucinéia Antônia de Sateles
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 12/07/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2288
  • Código do Recurso: 18112
  • Descrição: As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) são importantes ferramentas que vêm evoluindo ao longo dos tempos, no meio educacional têm se tornado um importante recurso metodológico, inovando o sistema de ensino. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar a prática docente no Ensino Médio quanto à utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como recursos didáticos-pedagógicos em sala de aula. Realizou-se a pesquisa de natureza qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, onde os dados foram coletados por meio da aplicação do questionário semiestruturado a seis professores/as de uma escola pública, localizada num município do Estado do Maranhão, Brasil. A análise dos dados seguiu os princípios da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2019). Os resultados indicam haver um esforço por parte dos professores/as em tentar fazer uso das TDIC, na prática docente mesmo não tendo habilidades e ferramentas digitais suficientes. Diante disso, ver-se a necessidade de implantação de políticas públicas que promovam atividades que auxiliem o docente e a sua formação para o uso das tecnologias digitais, de maneira inovadora, cabível, e principalmente eficaz à educação de qualidade.
© Canal CECIERJ 2024