Tecnologia na Educação Física Escolar: um Estudo sobre os Impactos antes e depois da Pandemia de COVID-19 (2020-2023)

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18113

  • Título: Tecnologia na Educação Física Escolar: um Estudo sobre os Impactos antes e depois da Pandemia de COVID-19 (2020-2023)
  • Autor(es): Guilherme Carvalho Vieira, Lucas Matheus Araujo Bicalho e Stefany Reis Marquioli
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 03/10/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2289
  • Código do Recurso: 18113
  • Descrição: Este estudo apresenta uma análise sobre o uso da tecnologia na disciplina de educação física na educação básica, nos anos de 2020 a 2023, antes e depois da pandemia de COVID-19. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, investiga a produção acadêmica sobre o tema e busca compreender o impacto da tecnologia na disciplina. Foi realizado um levantamento minucioso acerca da produção científica, entre os anos de 2020 e 2023, nas bases de dados, como SciELO, LILACS e o Portal de Periódicos da CAPES e incluímos alguns descritores para nortear a busca: ?Educação Física Escolar? ?Tecnologia? ?Prática Pedagógica?, a partir disso foi incluído todos os textos que tratavam de tecnologia na Educação Física Escolar e excluído os textos que não tratavam da temática. Os artigos abordam a importância da tecnologia como meio de viabilizar o ensino remoto durante a pandemia, apesar das desigualdades sociais que impactam a adesão dos alunos. Além disso, destacam como a tecnologia pode ser uma ferramenta criativa e inovadora para enriquecer as experiências de aprendizagem na Educação Física Escolar, desde a promoção da cultura de paz até a implementação de exergames na atividade física. No entanto, ressalta-se a necessidade de investimentos em infraestrutura e formação dos professores para garantir o sucesso dessas iniciativas.  
© Canal CECIERJ 2024