Atitudes sobre Treinamento à Distância: Consistência da E-ATAD e Análise de Comportamentos Receptivos, Favoráveis e de Resistência

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18117

dc.type Text
dc.title Atitudes sobre Treinamento à Distância: Consistência da E-ATAD e Análise de Comportamentos Receptivos, Favoráveis e de Resistência
dc.description O artigo visa analisar a consistência interna da Escala de Atitudes Sobre Treinamento à Distância (E-ATAD) e os comportamentos receptivos, favoráveis e de resistência a esta modalidade tendo como participantes estudantes universitários de uma Instituição do Ensino Superior de Minas Gerais. Para tanto, realizou-se uma coleta de dados por meio da aplicação E-ATAD, validada por Pompeu et al. (2015), contabilizando 120 participantes. As análises foram feitas com o auxílio do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Os resultados revelam uma estrutura unifatorial para a escala de medida com índices psicométricos superiores aos obtidos no estudo de validação utilizado com referência. A maioria dos participantes (52,5%) possui atitude medianamente favorável aos treinamentos à distância, podendo percebê-los como positivos ou benéficos, enquanto 18,3% apresentam resistência a esta modalidade e 29,2% uma atitude receptiva. Essas atitudes podem ser justificadas por alguns fatores como a falta de domínio, ou até mesmo aptidão às ferramentas e uso das tecnologias, falta de interação direta entre os envolvidos, e, no caso de alguns cursos, a falta de desenvolvimento de habilidades práticas. Para a parcela de participantes que possuem uma atitude receptiva aos treinamentos à distância, subentende-se que esses detêm maior facilidade com as tecnologias e entendimento acerca dos benefícios que essa modalidade possibilita. 
dc.creator Natália Gabriela de Macedo Martins, Silas Dias Mendes Costa e Isabella da Silva Viveiros
dc.created 2024-10-22
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18117/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2304
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject E-ATAD
© Canal CECIERJ 2024