Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18117
dc.type | Text |
dc.title | Atitudes sobre Treinamento à Distância: Consistência da E-ATAD e Análise de Comportamentos Receptivos, Favoráveis e de Resistência |
dc.description | O artigo visa analisar a consistência interna da Escala de Atitudes Sobre Treinamento à Distância (E-ATAD) e os comportamentos receptivos, favoráveis e de resistência a esta modalidade tendo como participantes estudantes universitários de uma Instituição do Ensino Superior de Minas Gerais. Para tanto, realizou-se uma coleta de dados por meio da aplicação E-ATAD, validada por Pompeu et al. (2015), contabilizando 120 participantes. As análises foram feitas com o auxílio do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Os resultados revelam uma estrutura unifatorial para a escala de medida com índices psicométricos superiores aos obtidos no estudo de validação utilizado com referência. A maioria dos participantes (52,5%) possui atitude medianamente favorável aos treinamentos à distância, podendo percebê-los como positivos ou benéficos, enquanto 18,3% apresentam resistência a esta modalidade e 29,2% uma atitude receptiva. Essas atitudes podem ser justificadas por alguns fatores como a falta de domínio, ou até mesmo aptidão às ferramentas e uso das tecnologias, falta de interação direta entre os envolvidos, e, no caso de alguns cursos, a falta de desenvolvimento de habilidades práticas. Para a parcela de participantes que possuem uma atitude receptiva aos treinamentos à distância, subentende-se que esses detêm maior facilidade com as tecnologias e entendimento acerca dos benefícios que essa modalidade possibilita. |
dc.creator | Natália Gabriela de Macedo Martins, Silas Dias Mendes Costa e Isabella da Silva Viveiros |
dc.created | 2024-10-22 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18117/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2304 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | E-ATAD |