Contribuições e Limitadores no Uso de Metodologias Ativas no Ensino Semipresencial

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18121

dc.type Text
dc.title Contribuições e Limitadores no Uso de Metodologias Ativas no Ensino Semipresencial
dc.description O objetivo do presente estudo foi avaliar contribuições, limitadores e fatores geradores de interesse e engajamento dos acadêmicos e docentes nas metodologias ativas. Considerou-se a percepção dos acadêmicos dos cursos de graduação de uma universidade comunitária catarinense e para atendimento ao objetivo, utilizou-se a teoria do consenso e o fator de importância. A pesquisa foi conduzida mediante protocolo quantitativo, expressando a percepção de 155 acadêmicos, acerca do ensino semipresencial. No que tange aos resultados, ficou evidenciado que há equilíbrio e consenso moderado na maioria das variáveis estudadas, com destaque aos fatores de interesse e engajamento dos acadêmicos por aulas que envolvem metodologias ativas na modalidade semipresencial em que o consenso superou 60% nas alternativas avaliadas. Verifica-se também que a utilização dessas metodologias nas aulas promove o espírito investigativo e contribui para apropriação de conhecimentos, mas aponta a necessidade de maior participação por parte dos acadêmicos, o que requer uma mudança de postura. Ressalta-se também que a dificuldade dos acadêmicos perceberem a articulação entre a teoria e prática é um aspecto que precisa ser avaliado visto que é uma das propostas da adoção dessas metodologias, evidenciando que os acadêmicos têm suas expectativas centradas na relevância do papel do professor como gestor nesse processo.
dc.creator Edina Fietz, Liandra Pereira, Adriana Kroenke e Nelson Hein
dc.created 2024-09-26
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18121/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2332
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Metodologias ativas
© Canal CECIERJ 2024