Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18215
dc.type | Text |
dc.title | O xadrez como alternativa pedagógica no âmbito escolar |
dc.description | Este trabalho visa investigar as potencialidades do jogo de xadrez no âmbito escolar; foi desenvolvido em uma revisão narrativa dividida em três tópicos: cognitivo, pedagógico e a inserção do xadrez na escola. Foi possível constatar que o xadrez é uma boa ferramenta pedagógica para o professor utilizar, pois é capaz de estimular o raciocínio lógico, a abstração, a socialização e autoestima dos alunos. Para implementá-la no ambiente escolar, é necessário planejamento mais detalhado, pois o professor deve saber a parte técnica para utilizar o jogo pedagogicamente; as turmas precisam estar divididas por nível de habilidade e não por idade. |
dc.creator | Thiago Jesus de Oliveira |
dc.created | 2019-09-10 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18215/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/20/o-xadrez-como-alternativa-pedagogica-no-ambito-escolar |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Xadrez |
dc.subject | Escola |
dc.subject | Atividades pedagógicas |
dc.subject | Sala de aula |
dc.subject | Gamificação |