O xadrez como alternativa pedagógica no âmbito escolar

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18215

dc.type Text
dc.title O xadrez como alternativa pedagógica no âmbito escolar
dc.description Este trabalho visa investigar as potencialidades do jogo de xadrez no âmbito escolar; foi desenvolvido em uma revisão narrativa dividida em três tópicos: cognitivo, pedagógico e a inserção do xadrez na escola. Foi possível constatar que o xadrez é uma boa ferramenta pedagógica para o professor utilizar, pois é capaz de estimular o raciocínio lógico, a abstração, a socialização e autoestima dos alunos. Para implementá-la no ambiente escolar, é necessário planejamento mais detalhado, pois o professor deve saber a parte técnica para utilizar o jogo pedagogicamente; as turmas precisam estar divididas por nível de habilidade e não por idade.
dc.creator Thiago Jesus de Oliveira
dc.created 2019-09-10
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18215/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/20/o-xadrez-como-alternativa-pedagogica-no-ambito-escolar
dc.subject educação pública
dc.subject Xadrez
dc.subject Escola
dc.subject Atividades pedagógicas
dc.subject Sala de aula
dc.subject Gamificação
© Canal CECIERJ 2024