Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18265
dc.type | Text |
dc.title | Educação para liberdade: a utopia de uma sociedade humanizada |
dc.description | Neste ensaio buscamos evidenciar o papel da educação na formação de cidadãos críticos e reflexivos quanto às desigualdades socioambientais geradas pelo uso desenfreado dos recursos naturais. Para a desconstrução do sistema de relações de poder e ideologias de classe que ainda encontramos na sociedade atual, devemos partir do princípio de educação como meio de libertação. Valorizar as peculiaridades da sociedade em que cada discente está inserido é o primeiro passo para reconhecer e integrar as várias formas de ensinar por meio de exemplos e experiências que reflitam o ambiente que o circunda. Levar para a sala de aula os conhecimentos culturais e suas aplicações como instrumento de ação social e políticas públicas se enquadra na busca por uma sociedade mais justa, humanitária e com menos desigualdades socioambientais. |
dc.creator | Marcela Eringe Mafort,Aníbal da Silva Cantalice,Jacqueline de Souza Gomes |
dc.created | 2019-12-03 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18265/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/32/educacao-para-liberdade-a-utopia-de-uma-sociedade-humanizada |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Ensino |
dc.subject | Meio Ambiente |
dc.subject | Socioambiental |