Herói, anti-herói e vilão: a percepção crítica contextualizada à sala de aula

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18273

dc.type Text
dc.title Herói, anti-herói e vilão: a percepção crítica contextualizada à sala de aula
dc.description Este artigo apresenta um relato de experiência em aulas de Língua Portuguesa, nas turmas de 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual de Minas Gerais, visando ao desenvolvimento do senso crítico dos alunos. O conteúdo desenvolvido, que está no plano de curso da escola, foi “reflexão crítica dos mitos do herói, anti-herói e vilão”. Para cumprir o objetivo proposto, fez-se necessário pensar em estratégias que lhes despertassem o interesse pelo conteúdo, tendo em vista que a experiência de sala de aula demonstra o descaso de grande parte dos alunos pela disciplina. A abordagem iniciou-se em atividade diagnóstica e seguiu-se por meio de dinâmica oralizada, método apresentado pelos PCN (1998) como estratégia eficiente. Finalmente, foram feitos trabalhos escritos (em equipes) e apresentados à turma, seguindo a metodologia do aluno como sujeito ativo. As atividades associadas aos conhecimentos prévios dos alunos despertam maiores interesses pelas aulas e o desenvolvimento do senso crítico é algo gradativo e permanente na vida do estudante.
dc.creator Ronan Daré Tocafundo,Emanuelle Silva Rodrigues
dc.created 2019-11-26
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18273/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/31/heroi-anti-heroi-e-vilao-a-percepcao-critica-contextualizada-a-sala-de-aula
dc.subject educação pública
dc.subject Palavras-chave: herói
dc.subject anti-herói
dc.subject vilão
dc.subject senso crítico e participação ativa
© Canal CECIERJ 2025