Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18280
dc.type | Text |
dc.title | A contextualização e a experimentação cromatográfica em papel como auxílio na transmissão dos conceitos de misturas e métodos de separação |
dc.description | Para muitos estudantes os conteúdos de Química são difíceis de serem compreendidos, talvez por não serem abordados da forma que relacione com o seu cotidiano. Com esse pensamento, o objetivo deste artigo foi apresentar uma metodologia contextualizada com utilização do experimento da cromatografia em papel a partir de materiais alternativos como ferramenta para auxiliar no ensino e aprendizagem dos conceitos do conteúdo de misturas e métodos de separação. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual em Rorainópolis/RR, em uma turma do 1ª ano do Ensino Médio, com a participação de 32 estudantes. A pesquisa tem abordagem qualitativa. Para coletas de dados foram aplicados questionários, com intuito de analisar as contribuições da metodologia utilizada em sala de aula. De acordo com os resultados obtidos a utilização da aula experimental de forma contextualizada contribuiu na aprendizagem dos conceitos químicos do conteúdo trabalhado em sala de aula. |
dc.creator | Daniele Sousa da Silva,Luana Cássia de Souza Coutinho,Ivanise Maria Rizzatti,André Camargo de Oliveira |
dc.created | 2020-01-07 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18280/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/1/a-contextualizacao-e-a-experimentacao-cromatografica-em-papel-como-auxilio-na-transmissao-dos-conceitos-de-misturas-e-metodos-de-separacao |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Ensino de química |
dc.subject | Misturas |
dc.subject | cromatografia em papel |