Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18283
dc.type | Text |
dc.title | Capacidade ou deficiência: o que olhar no aluno incluso? |
dc.description | O trabalho apresenta-se como forma de levar o professor a repensar sua prática em sala de aula, levando em conta o aluno como um ser bio-psico-social em formação e suas particularidades. É de extrema importância conhecer o funcionamento das bases cerebrais para que o aprendizado ocorra adequadamente, pois assim pode-se oferecer uma assistência efetiva a todos os alunos, principalmente aos que apresentam dificuldades em sua aprendizagem e/ou são inclusos. Enfatiza-se a importância de um ensino voltado para a necessidade de cada criança no processo ensino-aprendizagem e de conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento cerebral e os mecanismos que permeiam cada dificuldade. O ensino deve valorizar o conhecimento que a criança traz consigo, com atividades voltadas ao seu nível de desenvolvimento e prontidão, respeitando as suas limitações, estimulando as suas eficiências e ativando as áreas adequadas do cérebro para que as sinapses ocorram. |
dc.creator | Emanuelle Gonçalves da Rocha Silva,Helena Maria Velloso da Silveira |
dc.created | 2020-01-14 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18283/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/2/capacidade-ou-deficiencia-o-que-olhar-no-aluno-incluso |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Inclusão |
dc.subject | Educação Inclusiva |
dc.subject | Deficiência |
dc.subject | Educação Especial |