Biblioteca escolar: ação mediadora e o papel do bibliotecário

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18284

  • Título: Biblioteca escolar: ação mediadora e o papel do bibliotecário
  • Autor(es): Fernanda de Oliveira Freitas Cavalcante,Carmen Tereza Velanga,Jussara Santos Pimenta
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 28/01/2020
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/4/biblioteca-escolar-acao-mediadora-e-o-papel-do-bibliotecario
  • Código do Recurso: 18284
  • Descrição: O presente artigo apresenta reflexões sobre o papel da biblioteca no contexto escolar, revela acontecimentos primordiais para a sociedade – a oralidade, a escrita e a organização do conhecimento nas bibliotecas – e o importante papel do bibliotecário na colaboração da prática do currículo escolar. Partindo do pressuposto de que a biblioteca escolar é um ícone significativo na ação mediadora no processo de ensino-aprendizagem, este trabalho tem como objetivo central abordar as contribuições da biblioteca perante a comunidade escolar. Trata da mediação da biblioteca por meio do seu acervo baseado no currículo escolar e a participação do bibliotecário nesse processo. Identifica o papel da biblioteca no processo de curricularização escolar, partindo dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a mediação do profissional bibliotecário no currículo escolar. Diante desses desafios, o trabalho pretende contribuir com a comunidade científica que tem interesse na temática biblioteca por meio do levantamento bibliográfico, pesquisa documental e, por fim, refletir sobre as possibilidades que a biblioteca oferece à comunidade escolar no que tange ao apoio pedagógico e à prática do currículo.
© Canal CECIERJ 2024