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dc.type | Text |
dc.title | Estudo do fluxo do conhecimento em uma sala de aula por meio de redes egocêntricas de monitoria |
dc.description | As atividades de monitoria voltadas ao ensino básico podem constituir formas de educação adicionais que ajudam a preencher lacunas de aprendizagem e difundir o conhecimento em sala de aula. Uma forma de melhor entender o fluxo desse conhecimento disseminado por meio de alunos monitores é pela utilização de técnicas de análise de redes sociais. Por meio da modelagem de redes egocêntricas, baseadas em um indivíduo focal, é possível mapear o fluxo de informações e utilizar métricas de análises que permitam entender a difusão do conhecimento e o posicionamento do monitor na rede formada. Este estudo realizou a análise de uma rede baseada na monitoria de Matemática e Física em uma turma do 2º ano do Ensino Médio com o objetivo de entender os fluxos de conhecimento e demonstrar os benefícios potenciais da análise de redes egocêntricas para esse fim. Como resultados, foi possível entender as limitações do fluxo de conhecimento e questões importantes que caracterizam as ações de monitoria na turma, demonstrando as potencialidades do método utilizado. |
dc.creator | Leandro César Mol Barbosa,Ronan Daré Tocafundo |
dc.created | 2019-11-26 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18301/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/31/estudo-do-fluxo-do-conhecimento-em-uma-sala-de-aula-por-meio-de-redes-egocentricas-de-monitoria |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Monitoria |
dc.subject | Redes sociais |
dc.subject | Redes egocêntricas |
dc.subject | Matemática |
dc.subject | Física |