Estudo do fluxo do conhecimento em uma sala de aula por meio de redes egocêntricas de monitoria

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18301

dc.type Text
dc.title Estudo do fluxo do conhecimento em uma sala de aula por meio de redes egocêntricas de monitoria
dc.description As atividades de monitoria voltadas ao ensino básico podem constituir formas de educação adicionais que ajudam a preencher lacunas de aprendizagem e difundir o conhecimento em sala de aula. Uma forma de melhor entender o fluxo desse conhecimento disseminado por meio de alunos monitores é pela utilização de técnicas de análise de redes sociais. Por meio da modelagem de redes egocêntricas, baseadas em um indivíduo focal, é possível mapear o fluxo de informações e utilizar métricas de análises que permitam entender a difusão do conhecimento e o posicionamento do monitor na rede formada. Este estudo realizou a análise de uma rede baseada na monitoria de Matemática e Física em uma turma do 2º ano do Ensino Médio com o objetivo de entender os fluxos de conhecimento e demonstrar os benefícios potenciais da análise de redes egocêntricas para esse fim. Como resultados, foi possível entender as limitações do fluxo de conhecimento e questões importantes que caracterizam as ações de monitoria na turma, demonstrando as potencialidades do método utilizado.
dc.creator Leandro César Mol Barbosa,Ronan Daré Tocafundo
dc.created 2019-11-26
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18301/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/31/estudo-do-fluxo-do-conhecimento-em-uma-sala-de-aula-por-meio-de-redes-egocentricas-de-monitoria
dc.subject educação pública
dc.subject Monitoria
dc.subject Redes sociais
dc.subject Redes egocêntricas
dc.subject Matemática
dc.subject Física
© Canal CECIERJ 2024