Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18309
dc.type | Text |
dc.title | Estudo da alotropia do carbono utilizando a música em uma estratégia didática: evidências de uma aprendizagem significativa |
dc.description | Este trabalho investigou o quanto a música pode ser utilizada em estratégia didática, facilitando o ensino-aprendizagem em Química. A pesquisa de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação, teve como referencial a Teoria de Aprendizagem Significativa e foi realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio regular noturno. A coleta dos dados foi desenvolvida por meio de questionários, entrevistas dialógicas informais com os discentes e a análise da música A Causa e o Pó, do cantor e compositor Lenine. Aulas sobre ligação covalente, geometria molecular, propriedades dos materiais e o fenômeno da alotropia, com ênfase no elemento carbono, atuaram como organizadores prévios na formação de subsunçores. Os resultados indicam que a música melhora a atenção, a participação e, consequentemente, o interesse dos alunos, facilitando a assimilação dos conceitos e desenvolvendo habilidades e competências exigidas pelo processo de ensino-aprendizagem em Química. |
dc.creator | Gabriela Sant'Anna de Oliveira |
dc.created | 2020-03-10 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18309/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/9/estudo-da-alotropia-do-carbono-utilizando-a-musica-em-uma-estrategia-didatica-evidencias-de-uma-aprendizagem-significativa |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Ensino de química |
dc.subject | Música |
dc.subject | Aprendizagem significativa |