Estudo da alotropia do carbono utilizando a música em uma estratégia didática: evidências de uma aprendizagem significativa

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18309

dc.type Text
dc.title Estudo da alotropia do carbono utilizando a música em uma estratégia didática: evidências de uma aprendizagem significativa
dc.description Este trabalho investigou o quanto a música pode ser utilizada em estratégia didática, facilitando o ensino-aprendizagem em Química. A pesquisa de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação, teve como referencial a Teoria de Aprendizagem Significativa e foi realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio regular noturno. A coleta dos dados foi desenvolvida por meio de questionários, entrevistas dialógicas informais com os discentes e a análise da música A Causa e o Pó, do cantor e compositor Lenine. Aulas sobre ligação covalente, geometria molecular, propriedades dos materiais e o fenômeno da alotropia, com ênfase no elemento carbono, atuaram como organizadores prévios na formação de subsunçores. Os resultados indicam que a música melhora a atenção, a participação e, consequentemente, o interesse dos alunos, facilitando a assimilação dos conceitos e desenvolvendo habilidades e competências exigidas pelo processo de ensino-aprendizagem em Química.
dc.creator Gabriela Sant'Anna de Oliveira
dc.created 2020-03-10
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18309/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/9/estudo-da-alotropia-do-carbono-utilizando-a-musica-em-uma-estrategia-didatica-evidencias-de-uma-aprendizagem-significativa
dc.subject educação pública
dc.subject Ensino de química
dc.subject Música
dc.subject Aprendizagem significativa
© Canal CECIERJ 2024