Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18323
dc.type | Text |
dc.title | O desafiador contexto da Educação Especial Inclusiva e a afetividade: processos socioafetivos estruturando a inclusão |
dc.description | Diante dos desafios encontrados, é comum perceber na realidade escolar pública o desânimo e a negligência consciente e/ou inconsciente tomando forma e lugar, o que é desumano e ilegal. Percebe-se que a afetividade, em seu sentido amplo, longe de ser apenas emoções ou permissividade, ainda que de forma bem implícita, é citada em todos os textos que abordam a inclusão, principalmente os que sugerem práticas mais concretas. Apesar de já se saber que a afetividade é fundamental no processo de construção do conhecimento e desenvolvimento humano, ela nunca ganhou tantas falas e relevância quanto agora, com o desenvolvimento da Educação Especial Inclusiva. Nesse contexto, fala-se de relações intrínsecas entre todos os envolvidos desta rede. A escola, a família, a comunidade e o próprio aluno enfrentam diversos desafios para uma real efetivação da Inclusão Escolar. |
dc.creator | Priscila Rodrigues Cruz Francisco |
dc.created | 2020-04-07 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18323/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/13/o-desafiador-contexto-da-educacao-especial-inclusiva-e-a-afetividade-processos-socioafetivos-estruturando-a-inclusao |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Educação Emocional |
dc.subject | Pedagogia Afetiva |
dc.subject | Educação Socioafetiva |
dc.subject | Educação Inclusiva |
dc.subject | Desafios |