O desafiador contexto da Educação Especial Inclusiva e a afetividade: processos socioafetivos estruturando a inclusão

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dc.type Text
dc.title O desafiador contexto da Educação Especial Inclusiva e a afetividade: processos socioafetivos estruturando a inclusão
dc.description Diante dos desafios encontrados, é comum perceber na realidade escolar pública o desânimo e a negligência consciente e/ou inconsciente tomando forma e lugar, o que é desumano e ilegal. Percebe-se que a afetividade, em seu sentido amplo, longe de ser apenas emoções ou permissividade, ainda que de forma bem implícita, é citada em todos os textos que abordam a inclusão, principalmente os que sugerem práticas mais concretas. Apesar de já se saber que a afetividade é fundamental no processo de construção do conhecimento e desenvolvimento humano, ela nunca ganhou tantas falas e relevância quanto agora, com o desenvolvimento da Educação Especial Inclusiva. Nesse contexto, fala-se de relações intrínsecas entre todos os envolvidos desta rede. A escola, a família, a comunidade e o próprio aluno enfrentam diversos desafios para uma real efetivação da Inclusão Escolar.
dc.creator Priscila Rodrigues Cruz Francisco
dc.created 2020-04-07
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18323/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/13/o-desafiador-contexto-da-educacao-especial-inclusiva-e-a-afetividade-processos-socioafetivos-estruturando-a-inclusao
dc.subject educação pública
dc.subject Educação Emocional
dc.subject Pedagogia Afetiva
dc.subject Educação Socioafetiva
dc.subject Educação Inclusiva
dc.subject Desafios
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