Reflexões sobre as tendências de ensino: contribuições para práticas pedagógicas no campo da Geografia

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18328

dc.type Text
dc.title Reflexões sobre as tendências de ensino: contribuições para práticas pedagógicas no campo da Geografia
dc.description A Educação e a Geografia são espaços de construção de saberes destinados ao desenvolvimento humano para a vida, para o mundo. Entre esses dois campos, há uma interseção, tanto no diz respeito ao nível de atenção à própria Educação quanto à importância do ensino da Ciência Geográfica para formação de um cidadão crítico e reflexivo. Desse modo, ainda que de forma inconsciente, os professores aderem sempre a um ciclo no processo de ensino-aprendizagem. Face a essas constatações iniciais, que elucidam a interface presente e por vez necessária da Educação com o campo da Geografia, procuramos aqui tecer algumas reflexões acerca das tendências de ensino, visto que se constituem como objetos das ações de educação que permeiam o ensino de Geografia, que correspondem às acepções de Educação elencadas no desenvolvimento das potencialidades dos indivíduos como sujeitos de transformação da realidade social, sendo integrantes dos direitos essenciais da pessoa humana.
dc.creator Eliel Viscardis Damião Santos
dc.created 2020-03-24
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18328/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/11/reflexoes-sobre-as-tendencias-de-ensino-contribuicoes-para-praticas-pedagogicas-no-campo-da-geografia
dc.subject educação pública
dc.subject Tendências pedagógicas
dc.subject Práticas pedagógicas
dc.subject Ensino de Geografia
© Canal CECIERJ 2025