Desafios da docência: enfrentamentos do fazer pedagógico na formação dos professores na contemporaneidade

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18343

  • Título: Desafios da docência: enfrentamentos do fazer pedagógico na formação dos professores na contemporaneidade
  • Autor(es): Izabel Cristina Galiaço Avila,Ana Cristina Marques de Souza
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 05/05/2020
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/16/desafios-da-docencia-enfrentamentos-do-fazer-pedagogico-na-formacao-dos-professores-na-contemporaneidade
  • Código do Recurso: 18343
  • Descrição: O presente artigo, de cunho qualitativo, tem como objetivo descrever os embates que envolvem a formação dos professores no que tange ao atendimento ao público diversificado na contemporaneidade, numa abordagem da complexidade do trabalho dos docentes e os desafios que enfrentam na dinâmica que envolve tanto domínios de conhecimentos e processos de ensino quanto as relações existentes no campo da afetividade no âmbito das organizações e representações escolares. No texto busca-se também o reconhecimento das pesquisas desenvolvidas por pesquisadores com vistas ao desdobramento dos vieses que compõem os conceitos e estudos sobre a formação profissional no embate da contemporaneidade, em que discorrem questionamentos e abordagens sobre formação de professores, análise do comportamento e afetividade docente. Desse modo a formação docente corporifica-se como um dos grandes desafios da contemporaneidade; o papel do educador revela uma representatividade crucial na consolidação de futuros profissionais que exerçam sua profissionalidade de forma consciente.
© Canal CECIERJ 2024