Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18363
dc.type | Text |
dc.title | Produzindo textos na escola (e na vida) |
dc.description | Este artigo se propõe a refletir sobre a produção de textos na escola à luz de algumas formulações de Paulo Freire. A pesquisa bibliográfica levou-nos à descoberta de vários pontos de convergência entre conceitos freirianos e o tema deste trabalho, especialmente os que envolvem o ato de ler, a importância do diálogo e a “educação bancária”. Para tratar dos fenômenos da linguagem, recorremos aos estudos de Bakhtin. Sobre a escrita na escola, trazemos os olhares de Geraldi e Marcuschi. Serão analisados também alguns resultados de avaliações institucionais que medem o aproveitamento de estudantes brasileiros, os papéis dos atores escolares e o protagonismo dos estudantes. |
dc.creator | Luciane de Assis Almeida |
dc.created | 2020-06-02 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18363/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/20/produzindo-textos-na-escola-e-na-vida |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Escrita |
dc.subject | Leitura |
dc.subject | Diálogo |
dc.subject | Paulo Freire |