Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18365
dc.type | Text |
dc.title | O lúdico como recurso metodológico na inclusão de alunos com deficiência intelectual no Ensino Fundamental |
dc.description | Este artigo objetiva refletir a importância do lúdico como aliado no ensino e na inclusão de alunos com deficiência intelectual, numa idade de grandes descobertas e intensa relação com o meio. Em se tratando de um alunado com deficiência intelectual, o desafio é a oferta de um ensino com metodologias que atendam melhor suas especificidades e favoreçam o processo de inclusão. Segundo a perspectiva inclusiva, aceitar as diferenças implica respeitar as características, os interesses, as motivações e os projetos de vida de cada criança, o que só é possível criando estratégias e recursos. A partir daí pensa-se em uma escola de qualidade como sendo aquela que oferte em seus espaços de aprendizagem salas de aula comum que contemple entre seus recursos metodológicos o lúdico. Tem-se como referência autores que defendem o brincar como importante atividade para o desenvolvimento e o reconhecem como atividade experiencial e caminho para o trabalho pedagógico. Este estudo está fundamentado em pesquisas bibliográficas de metodologia qualitativa buscando uma melhor compreensão da realidade do objeto em questão. Conclui-se que o método lúdico tem importante função de favorecer o desenvolvimento cognitivo, físico, psicológico e social, fundamentais para a inclusão da pessoa com deficiência intelectual. |
dc.creator | Vanussa Sampaio Dias da Silva |
dc.created | 2020-06-02 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18365/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/20/o-ludico-como-recurso-metodologico-na-inclusao-de-alunos-com-deficiencia-intelectual-no-ensino-fundamental |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Lúdico |
dc.subject | Recurso metodológico |
dc.subject | Deficiência intelectual |