Atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Genética

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18381

  • Título: Atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Genética
  • Autor(es): Mirian Vieira Teixeira,Dandara Lorrayne do Nascimento
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 14/04/2020
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/14/atividades-ludicas-no-processo-de-ensino-e-aprendizagem-dos-conceitos-de-genetica
  • Código do Recurso: 18381
  • Descrição: Em Biologia, os conceitos de Genética são geralmente de difícil entendimento, sendo necessária a utilização de métodos diferenciados de ensino, como o uso de atividades lúdicas, para possibilitar melhor aprendizado e boa assimilação dos conteúdos abordados na teoria. O professor de Biologia pode inserir práticas com ludicidade em suas aulas, o que gerará resultados positivos; ao investir nesse tipo de abordagem, será válido o esforço de planejar, elencar objetivos e direcionar a execução da atividade em sala de aula. O objetivo deste trabalho foi analisar alguns resultados referentes à aplicação de uma atividade de palavras cruzadas envolvendo conceitos básicos de Genética para 105 discentes do Ensino Médio. Os resultados obtidos mostraram que a atividade possibilitou maior interação entre o conhecimento, o professor e o estudante e serve como atividade de reforço e fixação de conteúdos de Genética previamente desenvolvidos nas aulas e avaliação do aprendizado.
© Canal CECIERJ 2024