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dc.type | Text |
dc.title | Análise de redação adaptada e não adaptada para alunos surdos |
dc.description | Este artigo apresenta reflexões sobre o processo de escrita de um aluno surdo do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual no município de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais. Por meio de análise qualitativa, foi proposto ao educando um tema para redação em duas circunstâncias diferentes: a primeira sob um comando textual seguido da produção de uma redação; a segunda, o mesmo texto foi proposto, com o apoio de algumas imagens, seguido de outra redação, sempre acompanhado do intérprete de Libras. Observou-se que o aluno surdo apresenta muita dificuldade em compreender o texto apresentado ao transcrever sua redação. Considera-se que há independência sintática entre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa, e essas diferenças linguísticas devem ser levadas em consideração pelo professor ao analisar os textos escritos por alunos surdos. |
dc.creator | Alessandra Capichone de Miranda Ferreira,Alessandra Capichone de Miranda Ferreira,Reginaldo Aparecido Ferreira,Reginaldo Aparecido Ferreira,Dandara Lorrayne do Nascimento,Dandara Lorrayne do Nascimento |
dc.created | 2020-04-14 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18383/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/14/analise-de-redacao-adaptada-e-nao-adaptada-para-alunos-surdos |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Libras |
dc.subject | Aluno surdo |
dc.subject | Inclusão |