- Título: Parâmetros para a elaboração e desenvolvimento de jogos didáticos para o ensino de Química
- Autor(es): Mariana Schneider,Vinicius Jacques,Talles Viana Demos
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 02/06/2020
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/20/parametros-para-a-elaboracao-e-desenvolvimento-de-jogos-didaticos-para-o-ensino-de-quimica
- Código do Recurso: 18389
- Descrição: Considerando a crescente utilização de jogos didáticos de Química como instrumento para construção do conhecimento, constatamos a importância da formulação de um guia com parâmetros para a elaboração e desenvolvimento de jogos didáticos, que possa ser utilizado como parâmetro metodológico. Este trabalho tem como objetivo apresentar parâmetros que podem ser seguidos. O jogo didático pode ser uma ferramenta de ensino que gera interesse, motivação e até diversão; pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, além de ser uma forma de cativar, encantar, motivar e de atrair o interesse dos/as alunos/as, tornando os assuntos e conceitos mais agradáveis. As principais dificuldades são: a limitação do tempo, a dificuldade de trabalhar em grupo e de escolher o tipo de jogo para montar. Foi possível construir um guia de acordo com a escolha da temática e conteúdo, os tipos de jogos, os materiais, a intenção pedagógica, a natureza do jogo, manual e regras, o papel do professor e a pesquisa para a elaboração do jogo.
© Canal CECIERJ 2024