Por uma política de iniciação científica na escola pública: o uso de uma teoria e a motivação para a leitura por prazer e não por obrigação

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dc.type Text
dc.title Por uma política de iniciação científica na escola pública: o uso de uma teoria e a motivação para a leitura por prazer e não por obrigação
dc.description Pesquisas com cerca de 200 alunos da rede pública de ensino de Três Lagoas/MS, Andradina/SP, Campo Grande/MS e Iturama/MG revelam que há dificuldade latente no quesito leitura e escrita por parte dos alunos da escola pública em sala de aula. Esse quadro levou os pesquisadores a desenvolver intervenções em escolas públicas dessas cidades com o fim de mudar essa situação, por meio de iniciação científica na graduação e com o mestrado profissionalizante. Este trabalho apresenta o resultado das intervenções e sugere atividades didáticas com o uso de multiplicidade de textos verbais, não verbais e sincréticos como forma de motivação ancorados pela Teoria Semiótica de Greimas e seus seguidores e a proposta da iniciação científica desde o Ensino Fundamental como forma de preparar o aluno para a faculdade.
dc.creator Valdenildo dos Santos
dc.created 2020-07-28
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18416/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/28/por-uma-politica-de-iniciacao-cientifica-na-escola-publica-o-uso-de-uma-teoria-e-a-motivacao-para-a-leitura-por-prazer-e-nao-por-obrigacao
dc.subject educação pública
dc.subject Iniciação científica
dc.subject Leitura
dc.subject Escrita
dc.subject Ensino
dc.subject Literatura
dc.subject Semiótica
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