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dc.type | Text |
dc.title | Uma conversa sobre identidade: a partir dos estudos dos cotidianos e literatura |
dc.description | O cerne principal desta comunicação, após identificação e análise realizada a partir da observação e do material trabalhado em Literatura Brasileira no Ensino Médio, é demonstrar na prática docente alguns dos discursos homogeneizantes que produzem desigualdades e exclusão, principalmente na rede pública estadual de Educação. Os preceitos de desigualdade e exclusão têm sua composição, suas mutações e sua materialização construídos no âmbito dos conflitos presentes nas relações sociais, nas quais ocorre a intervenção de grupos sociais formados em função do seu estrato social, gênero, etnia, língua (com suas variações), cidade/bairro, sexo etc. Esses conflitos vêm sendo fortemente reproduzidos no ambiente escolar em virtude da hegemonia de um pensamento que encara as desigualdades como normalidade, produzindo, com eficácia, a discriminação. Eficácia essa da qual não se pode determinar o grau, já que varia de acordo com o tempo histórico ou a sociedade em que ocorre e outros fatores. Na desigualdade, o aspecto classe tem função predominante, embora a sua eficácia discriminatória dependa de outros aspectos ligados especificamente à etnia e ao sexo. |
dc.creator | Luiz Carlos de Sá Campos |
dc.created | 2020-08-11 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18428/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/30/uma-conversa-sobre-identidade-a-partir-dos-estudos-dos-cotidianos-e-literatura |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Identidade |
dc.subject | Negro |
dc.subject | Literatura |
dc.subject | Cotidiano |