Uma conversa sobre identidade: a partir dos estudos dos cotidianos e literatura

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dc.type Text
dc.title Uma conversa sobre identidade: a partir dos estudos dos cotidianos e literatura
dc.description O cerne principal desta comunicação, após identificação e análise realizada a partir da observação e do material trabalhado em Literatura Brasileira no Ensino Médio, é demonstrar na prática docente alguns dos discursos homogeneizantes que produzem desigualdades e exclusão, principalmente na rede pública estadual de Educação. Os preceitos de desigualdade e exclusão têm sua composição, suas mutações e sua materialização construídos no âmbito dos conflitos presentes nas relações sociais, nas quais ocorre a intervenção de grupos sociais formados em função do seu estrato social, gênero, etnia, língua (com suas variações), cidade/bairro, sexo etc. Esses conflitos vêm sendo fortemente reproduzidos no ambiente escolar em virtude da hegemonia de um pensamento que encara as desigualdades como normalidade, produzindo, com eficácia, a discriminação. Eficácia essa da qual não se pode determinar o grau, já que varia de acordo com o tempo histórico ou a sociedade em que ocorre e outros fatores. Na desigualdade, o aspecto classe tem função predominante, embora a sua eficácia discriminatória dependa de outros aspectos ligados especificamente à etnia e ao sexo.
dc.creator Luiz Carlos de Sá Campos
dc.created 2020-08-11
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18428/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/30/uma-conversa-sobre-identidade-a-partir-dos-estudos-dos-cotidianos-e-literatura
dc.subject educação pública
dc.subject Identidade
dc.subject Negro
dc.subject Literatura
dc.subject Cotidiano
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