Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18429
dc.type | Text |
dc.title | Problematizando a literatura que referencia o bullying nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
dc.description | O presente artigo originou-se em um trabalho de conclusão de curso; busca fazer um estudo bibliográfico sobre o bullying nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com sugestões de ações que deveriam ser tomadas por parte da escola como prevenção e acolhimento à possível vítima, evitando que o problema se agrave cada vez mais e fique mais difícil de ser resolvido. Diante disso, foram levados em conta autores que abordam cientificamente o bullying a fim problematizar um ponto de vista crítico. Também analisamos documentos legais e pesquisas no site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, na qual foi possível ter noção da dimensão com que a problemática é trabalhada no campo científico. Os autores caracterizam o bullying como um tipo de violência marcado pela repetição de agressões a determinado sujeito; trata-se de uma relação desigual de poder e dominação social contra a vítima. Isso pode gerar consequências drásticas e cruéis em todos os sujeitos envolvidos (vítima, autor e testemunhas). |
dc.creator | Juliana Larissa Carvalho Silva |
dc.created | 2020-08-11 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18429/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/30/problematizando-a-literatura-que-referencia-o-ibullyingi-nos-anos-iniciais-do-ensino-fundamental |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Bullying |
dc.subject | Prevenção |
dc.subject | Diálogo |
dc.subject | Acolhimento |