Problematizando a literatura que referencia o bullying nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18429

dc.type Text
dc.title Problematizando a literatura que referencia o bullying nos anos iniciais do Ensino Fundamental
dc.description O presente artigo originou-se em um trabalho de conclusão de curso; busca fazer um estudo bibliográfico sobre o bullying nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com sugestões de ações que deveriam ser tomadas por parte da escola como prevenção e acolhimento à possível vítima, evitando que o problema se agrave cada vez mais e fique mais difícil de ser resolvido. Diante disso, foram levados em conta autores que abordam cientificamente o bullying a fim problematizar um ponto de vista crítico. Também analisamos documentos legais e pesquisas no site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, na qual foi possível ter noção da dimensão com que a problemática é trabalhada no campo científico. Os autores caracterizam o bullying como um tipo de violência marcado pela repetição de agressões a determinado sujeito; trata-se de uma relação desigual de poder e dominação social contra a vítima. Isso pode gerar consequências drásticas e cruéis em todos os sujeitos envolvidos (vítima, autor e testemunhas).
dc.creator Juliana Larissa Carvalho Silva
dc.created 2020-08-11
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18429/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/30/problematizando-a-literatura-que-referencia-o-ibullyingi-nos-anos-iniciais-do-ensino-fundamental
dc.subject educação pública
dc.subject Bullying
dc.subject Prevenção
dc.subject Diálogo
dc.subject Acolhimento
© Canal CECIERJ 2024