Afetividade na aprendizagem escolar: papel do assistente social sob o olhar da Neurociência

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18433

  • Título: Afetividade na aprendizagem escolar: papel do assistente social sob o olhar da Neurociência
  • Autor(es): Patricia Maria Correia Ferro de Lima,Ana Cecília Onativia
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 15/09/2020
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/35/afetividade-na-aprendizagem-escolar-papel-do-assistente-social-sob-o-olhar-da-neurociencia
  • Código do Recurso: 18433
  • Descrição: Este artigo é resultado de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa de cunho exploratório em que se buscou compreender a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem sob o olhar da Neurociência. Busca-se entender o funcionamento do sistema nervoso central, sua influência na aprendizagem e de que forma contribui no processo. Para isso, inicia-se busca em fonte primária com revisão bibliográfica em que foram feitos levantamentos, fichamentos das citações relevantes dos autores Henri Wallon, Jean Piaget, Lev Vygotsky e Daniel Goleman, entre outros. Apresenta-se um panorama do debate da importância da afetividade nas relações interpessoais com enfoque nas teorias de Henri Wallon, que se dedicou ao estudo da afetividade, destacando sempre sua importância nas relações interpessoais na sala de aula. Considerava a afetividade um dos aspectos centrais do desenvolvimento humano. O presente artigo trouxe a compreensão da necessidade de termos assistentes sociais nas escolas, pois seu trabalho contribui para a identificação precoce do aluno que apresenta dificuldade escolar e, sob a Neurociência, considera que o conhecimento das funções cerebrais é de suma importância para o desenvolvimento cognitivo saudável. Esse profissional contribui também para a garantia do direito à educação e, quando necessário, o encaminhamento aos serviços sociais e assistenciais.
© Canal CECIERJ 2025