Aquisição tardia de língua de sinais e impactos de diagnósticos associados à dificuldade de aprendizagem e educação de pessoas surdas

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18434

  • Título: Aquisição tardia de língua de sinais e impactos de diagnósticos associados à dificuldade de aprendizagem e educação de pessoas surdas
  • Autor(es): Nanci Cecília de Oliveira Veras
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 01/09/2020
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/33/aquisicao-tardia-de-lingua-de-sinais-e-impactos-de-diagnosticos-associados-a-dificuldade-de-aprendizagem-e-educacao-de-pessoas-surdas
  • Código do Recurso: 18434
  • Descrição: Neste artigo procuramos analisar alguns dos impactos de diagnósticos associados à dificuldade de aprendizagem e a aquisição de língua de sinais tardia na educação de pessoas surdas. Para tanto buscamos junto à literatura abordar questões pertinentes à visão que a sociedade manifestou no decorrer da historia sobre as pessoas surdas. Desse modo percorremos percepções de exclusão e invisibilidade, bem como questões referentes à compreensão intrafamiliar, tensões nos diversos âmbitos de relacionamentos sociais. Também buscamos trazer à cena correlações referentes a aspectos emocionais e cognitivos advindos dos vários enfrentamentos de lugares de poder e saber que as pessoas surdas vivenciam no cotidiano. Outro ponto abordado foi referente às questões sobre mitos envolvidos nas línguas de sinais, lugares de poder e estereótipos criados pela sociedade majoritária. Ainda foram enfatizadas possíveis estratégias de simulação de entendimento de contextos de segunda língua que contribuem para percepções equivocadas de dificuldades de aprendizagem. Além disso, destaca-se a importância da visibilidade da identidade da pessoa surda.
© Canal CECIERJ 2024