Análise dos livros didáticos de Ciências e o enfoque CTS: mapeando os elementos da Natureza da Ciência na Coleção Teláris

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18460

dc.type Text
dc.title Análise dos livros didáticos de Ciências e o enfoque CTS: mapeando os elementos da Natureza da Ciência na Coleção Teláris
dc.description Este artigo apresenta uma análise dos livros didáticos utilizados nos anos finais do Ensino Fundamental no município de Ouro Branco/MG. Foram analisados quatro volumes da Coleção Teláris, aprovada pelo PNLD e utilizada no ensino de Ciências. O objetivo foi analisar a presença dos pressupostos do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para a dimensão da natureza da ciência nesses livros didáticos. Nesse sentido, o estudo teve o intuito de responder à seguinte questão norteadora: os livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental (Coleção Teláris – 6º ao 9º ano) utilizados no município de Ouro Branco/MG contemplam o elemento da Natureza da Ciência no enfoque CTS? A principal metodologia adotada foi a pesquisa documental, descritiva quanto aos fins e qualitativa quanto à abordagem. Os resultados mostraram forte evidência da categoria contextualização (59,1%) e da Natureza da Ciência (27,98%), o que demonstra a interconexão da ciência com sociedade e tecnologia. O estudo mostra a importância do livro didático e da abordagem CTS para o currículo de ciências, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de utilizar o conhecimento em prol da sociedade, como agentes de mudanças.
dc.creator Pedro Xavier da Penha,Maria Delourdes Maciel
dc.created 2020-09-22
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18460/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/36/analise-dos-livros-didaticos-de-ciencias-e-o-enfoque-cts-mapeando-os-elementos-da-natureza-da-ciencia-na-colecao-telaris
dc.subject educação pública
dc.subject Ensino de Ciências
dc.subject Enfoque CTS
dc.subject Pesquisa Documental
dc.subject Natureza da Ciência
© Canal CECIERJ 2024