O adoecimento do professor da Educação Básica no Brasil: apontamentos da última década de pesquisas

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dc.title O adoecimento do professor da Educação Básica no Brasil: apontamentos da última década de pesquisas
dc.description O adoecimento de docente na Educação Básica brasileira se constitui como uma problemática que atinge o profissional, a escola e a sociedade. O objetivo deste estudo foi investigar os sinais e tipos de adoecimentos mentais que caracterizam o sofrimento dos professores da Educação Básica no Brasil e seus fatores associados. Foi então realizada uma revisão sistemática da literatura nas bases do SciELO, BVS e Lilacs, com estudos empíricos brasileiros de 2009 a 2019 que selecionou 25 estudos, indicando a depressão e ansiedade como os principais adoecimentos apontados pelas pesquisas. Apontou condições precárias de trabalho, sobrecargas, falta de apoio social, más gestões e implementações de políticas de apoio, problemas comportamentais dos alunos e violência escolar como os principais fatores associados ao sofrimento docente.
dc.creator Kelen Braga do Nascimento,Carlos Eduardo Seixas
dc.created 2020-09-22
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18464/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/36/o-adoecimento-do-professor-da-educacao-basica-no-brasil-apontamentos-da-ultima-decada-de-pesquisas
dc.subject educação pública
dc.subject Docentes
dc.subject Fatores de risco
dc.subject Saúde mental
dc.subject Saúde do trabalhador
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