Estratégia didática em Química Orgânica: uma metodologia diferente no ensino de Química na EJA

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18475

dc.type Text
dc.title Estratégia didática em Química Orgânica: uma metodologia diferente no ensino de Química na EJA
dc.description Este trabalho foi realizado com uma turma da 3ª série do Ensino Médio da EJA na Escola Estadual Padre Eugênio Possamai, no município de Rorainópolis/RR. O objetivo foi utilizar o jogo pedagógico e o software educativo como ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem no conteúdo de Química Orgânica. A proposta contou com a execução do jogo de cartas das funções orgânicas e do manuseio do aplicativo Funções Orgânicas no celular, disponível gratuitamente pelo Play Store, no qual, os alunos individualmente puderam manusear o jogo virtual no próprio aparelho celular. Para levantamento de dados, foram aplicados dois questionários com perguntas mistas em quatro aulas, tratando-se de uma pesquisa de caráter qualitativo. A partir dos questionários aplicados, foi possível verificar, que a utilização dessa ferramenta pedagógica facilitou a compreensão do conteúdo pelos educandos. Após a pesquisa ser concluída, observou-se que 81% dos estudantes conseguiram assimilar a teoria com a prática. Portanto, os resultados encontrados foram satisfatórios devido à ludicidade em sala de aula, despertando o interesse pela Química, tornando a aula diferente e significativa para a aprendizagem dos estudantes.
dc.creator Natanael da Silva Souza,Wélida do Nascimento de Oliveira,Josimara Cristina de Oliveira,André Camargo de Oliveira
dc.created 2020-09-29
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18475/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/37/estrategia-didatica-em-quimica-organica-uma-metodologia-diferente-no-ensino-de-quimica-na-eja
dc.subject educação pública
dc.subject Jogo pedagógico
dc.subject TIC
dc.subject Ensino de Química
© Canal CECIERJ 2024