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dc.type | Text |
dc.title | A institucionalização do patrimônio histórico e cultural |
dc.description | Este artigo tem como objetivo levantar uma reflexão acerca do desenvolvimento histórico dos processos que culminaram na consolidação da área do Patrimônio em suas vertentes históricas e culturais. Tal reflexão se mostra necessária na medida em que tal tema – o dos bens passíveis de patrimonialização – é constantemente abordado, sob diferentes prismas, nas aulas de História e de Geografia na educação básica. O objetivo então é o de ressaltar a importância de tal tema nas aulas de educação básica, procurando, através desta breve revisão histórica, colocar a historicidade da temática, de modo que os professores possam encontrar orientação e justificativa nas obras selecionadas como referências neste artigo. A partir da leitura crítica e comentada dos autores citados, concluímos que o campo do Patrimônio é um campo em permanente processo de construção e de disputa, que gravita entre o esforço de esquecimento e a exaltação da memória. |
dc.creator | Daniel Daumas |
dc.created | 2020-09-29 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18488/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/37/a-institucionalizacao-do-patrimonio-historico-e-cultural |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Patrimônio |
dc.subject | História |
dc.subject | Memória |