- Título: As condições de pobreza e a evasão escolar no Ensino Médio: estudos de casos do município de Pains/MG
- Autor(es): Breno Júnior Porfírio,Deyse Almeida dos Reis
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 27/10/2020
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/41/as-condicoes-de-pobreza-e-a-evasao-escolar-no-ensino-medio-estudos-de-casos-do-municipio-de-painsmg
- Código do Recurso: 18503
- Descrição: O presente artigo parte de um estudo realizado no ano de 2016, baseado em experiência de trabalho como psicólogo da Política de Assistência Social do município de Pains/MG. Tomando como base a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), foram apresentados os conceitos de pobreza e extrema pobreza. Foram apresentados também os dispositivos criados pelo Governo Federal para lidar com as situações de vulnerabilidade dessa parcela da população. Nas últimas décadas, o Brasil avançou significativamente nas políticas sociais, que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida da população. Apesar dos avanços na Política de Assistência Social no Brasil, a evasão escolar continua aumentando, principalmente entre a população de baixa renda. Para compreender a relação entre a situação de pobreza e a evasão escolar, foram realizadas entrevistas com três adolescentes do município de Pains, em Minas Gerais. Todas as adolescentes encontram-se fora da escola e possuem renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo. Além das adolescentes, foi ouvida também a supervisora da única escola que oferta Ensino Médio no município. Conclui-se, pelo estudo de caso, que a evasão nesses casos ocorreu devido à falta de proximidade do contexto escolar com a realidade dos alunos, bem como à falta de articulação das políticas de Educação com outras políticas públicas do município.
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