- Título: História das Ciências e Ensino da Física: uma revisão bibliométrica da produção de comunicações orais nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física (SNEF) dos últimos dez anos
- Autor(es): Marciel José do Monte,Mario Marcos Lopes
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 20/10/2020
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/40/historia-das-ciencias-e-ensino-da-fisica-uma-revisao-bibliometrica-da-producao-de-comunicacoes-orais-nos-simposios-nacionais-de-ensino-de-fisica-snef-dos-ultimos-dez-anos
- Código do Recurso: 18508
- Descrição: Este artigo teve como objetivo levantar, reunir e avaliar publicações científicas (comunicações orais) sobre a História da Ciência (ou da Física) e o Ensino de Física nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física (SNEF) dos últimos 10 anos, com a utilização do tratamento bibliométrico. Como método, foram realizadas buscas simples nas páginas on-line das atas dos anais do período citado. Os resultados apontaram um total de 1.985 comunicações orais publicadas, das quais apenas 57 na área temática de História, Filosofia e Sociologia da Física. Dessas, 28 versaram especificamente sobre a História da Ciência (ou da Física) como possibilidade de metodologia para o ensino de Física em sala de aula. A maioria das autorias dessas comunicações específicas foi de pesquisadores da USP, e a Região Sudeste foi a que mais produziu trabalhos do tema particular. Os resultados apontam um panorama de certo modo negativo para a temática, dada a importância defendida por diversos autores citados ao longo do trabalho. Entretanto, destacamos o esforço dos pesquisadores envolvidos, uma vez que demonstram a sua preocupação com a melhoria do ensino de(a) Física associado à História da Ciência (ou da Física) em sala de aula.
© Canal CECIERJ 2024