Jogos didáticos digitais: recursos para estimular o ensino e a aprendizagem de Física

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18538

  • Título: Jogos didáticos digitais: recursos para estimular o ensino e a aprendizagem de Física
  • Autor(es): Francismar Rimoli Berquo,Luiz Gustavo Alvarenga dos Santos
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 10/11/2020
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/43/jogos-didaticos-digitais-recursos-para-estimular-o-ensino-e-a-aprendizagem-de-fisica
  • Código do Recurso: 18538
  • Descrição: O tema ensino de Física vem sendo discutido, durante anos, em diferentes eventos, debates, palestras etc. entre os professores de Física. Inúmeros trabalhos mostram possíveis caminhos para melhorar o processo de ensino e aprendizagem de Física, mas nem sempre as condições são favoráveis para estes profissionais refletirem em possíveis mudanças; por exemplo, os recursos financeiros e o tempo. O ensino tradicional é um dos motivos que levam os alunos ao desinteresse pela disciplina Física. Sabendo dessa problemática e vivenciando um período em que os jogos estão cada vez mais fazendo parte do cotidiano das pessoas, este trabalho desenvolveu dois jogos didáticos virtuais, intitulados A Física na Memória e A Física nas Palavras como ferramenta de ensino para estimular os professores de Física a refletirem sobre os seus trabalhos e a explorarem a tecnologia, especificamente o computador e o software PowerPoint, os conhecimentos dos conteúdos de Física e, por fim, a criatividade para melhorar o ensino de Física na sala de aula.
© Canal CECIERJ 2024