Ensino híbrido: uma relação entre a avaliação e a prática docente

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18539

dc.type Text
dc.title Ensino híbrido: uma relação entre a avaliação e a prática docente
dc.description O presente texto tem como objetivo analisar e relacionar as metodologias ativas a praxis pedagógicas, as quais são problematizadas nos cursos de formação inicial e continuada como ferramentas eficazes diante de uma conjuntura cada vez mais perpicaz no que tange o sucesso ou o fracasso escolar. Partindo desse pressuposto, torna-se considerável analisar especificamente o ensino híbrido e os métodos da avaliação na Educação Básica como o ponto de partida para uma proposta de ensino e aprendizagem que permeia o cotidiano escolar. Como metodologia de pesquisa, recorreu-se à revisão da literatura, fundamentada teoricamente à luz de José Manoel Moran, para os debates acerca das metodologia ativas, Carlos Cipriano Lukesi sobre a avaliação como aprendizagem e Maurice Tardif e Selma Garrido Pimenta, para as questões da formação docente, além de artigos disponibilizados em bancos de dados de revistas científicas. Os resultados indicam que as tecnologias fazem parte do cotidiano de crianças e adolescentes, mas que instituições de ensino e professores ainda não estão amplamente familiarizados com essas práticas inovadoras. Portanto, é pertinente fomentar as questões das metodologias ativas nos cursos de formação docente e compreender que o sucesso no cotidiano escolar só dependerá do apoio e debates da comunidade escolar no que tange às práticas pedagógicas.
dc.creator Wagner Feitosa Avelino
dc.created 2020-11-03
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18539/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/42/ensino-hibrido-uma-relacao-entre-a-avaliacao-e-a-pratica-docente
dc.subject educação pública
dc.subject Avaliação
dc.subject Ensino híbrido
dc.subject Formação docente
dc.subject Metodologias ativas
© Canal CECIERJ 2024