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dc.type | Text |
dc.title | Análise de uma proposta curricular de Educação Física: pontos e contrapontos |
dc.description | Atualmente, muitos sistemas de ensino têm elaborado e implantado propostas curriculares padronizadas. Regiões com grandes extensões de terra com diferentes culturas locais são orientadas a desenvolver os mesmos conteúdos de um currículo que pode não atender as necessidades plurais. Diante disso, buscamos, a partir de análise documental da proposta curricular de Educação Física da rede estadual de educação do Rio de Janeiro, identificar as possíveis ideologias presentes na proposta chamada de Currículo Mínimo. Conclui-se que a proposta expressa uma concepção neoliberal de educação por engessar a prática pedagógica, padronizar o que deve ser ensinado e relacionar o currículo às avaliações externas que visam às competências mercadológicas e desconsideram o contexto escolar e suas especificidades. |
dc.creator | Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior,Carlos Eduardo Vaz Lopes,Fabiano Lange Salles |
dc.created | 2020-11-17 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18541/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/44/analise-de-uma-proposta-curricular-de-educacao-fisica-pontos-e-contrapontos |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Proposta Curricular |
dc.subject | Currículo Mínimo |
dc.subject | Educação Física Escolar |