Análise de uma proposta curricular de Educação Física: pontos e contrapontos

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dc.title Análise de uma proposta curricular de Educação Física: pontos e contrapontos
dc.description Atualmente, muitos sistemas de ensino têm elaborado e implantado propostas curriculares padronizadas. Regiões com grandes extensões de terra com diferentes culturas locais são orientadas a desenvolver os mesmos conteúdos de um currículo que pode não atender as necessidades plurais. Diante disso, buscamos, a partir de análise documental da proposta curricular de Educação Física da rede estadual de educação do Rio de Janeiro, identificar as possíveis ideologias presentes na proposta chamada de Currículo Mínimo. Conclui-se que a proposta expressa uma concepção neoliberal de educação por engessar a prática pedagógica, padronizar o que deve ser ensinado e relacionar o currículo às avaliações externas que visam às competências mercadológicas e desconsideram o contexto escolar e suas especificidades.
dc.creator Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior,Carlos Eduardo Vaz Lopes,Fabiano Lange Salles
dc.created 2020-11-17
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18541/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/44/analise-de-uma-proposta-curricular-de-educacao-fisica-pontos-e-contrapontos
dc.subject educação pública
dc.subject Proposta Curricular
dc.subject Currículo Mínimo
dc.subject Educação Física Escolar
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