English Conversation Club - projeto experimental com estudantes de Ensino Médio

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18546

  • Título: English Conversation Club - projeto experimental com estudantes de Ensino Médio
  • Autor(es): Ewerton Batista Duarte
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 15/12/2020
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/48/english-conversation-club-projeto-experimental-com-estudantes-de-ensino-medio
  • Código do Recurso: 18546
  • Descrição: A comunicação oral em língua inglesa tem sido discutida em várias pesquisas na área de ensino e aprendizagem de línguas. Muitos fatores contribuem para a prática reduzida das habilidades speaking e listening nas aulas de língua inglesa. O objetivo geral do projeto é desenvolver habilidades orais em língua inglesa por meio de debates, músicas e de outras atividades propostas para alunos do Ensino Médio de uma escola de São José dos Campos/SP. Já que as aulas do Ensino Médio, na instituição onde o projeto foi criado, são extremamente voltadas ao ensino de leitura e gramática, surgiu o interesse de criar um clube de conversação no contraturno das aulas regulares. Os alunos têm ali a oportunidade de interagir em língua inglesa com convidados (em geral estrangeiros de diversos países e professores de inglês de escolas de idiomas da cidade). Os pressupostos teóricos que norteiam o projeto baseiam-se na concepção de English for Specific Purposes (ESP) pelo viés de Tom Hutchinson e Alan Waters; na reflexão sobre o termo “conscientização” assim como discutida por Michael Scott no contexto de ensino e no documento Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que promove reflexão sobre o predomínio da ênfase estrutural nas escolas, restringindo a visão comunicativa a apenas algumas funções. A integração entre os alunos do Ensino Médio e da comunidade internacional tem trazido novas significações para o ensino da língua inglesa no contexto escolar. Com o projeto, desassociou-se o aprendizado de língua estrangeira das temidas avaliações escritas internas e externas que ainda são recorrentes no ensino. Assim, o clube de conversação tem interferido na cultura dos alunos, pais e equipe gestora, possibilitando outros projetos inovadores, como o intercâmbio anual para países falantes da língua inglesa.
© Canal CECIERJ 2024