Alfabetização e Psicomotricidade: uma aliança pelo pleno desenvolvimento da criança

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18548

dc.type Text
dc.title Alfabetização e Psicomotricidade: uma aliança pelo pleno desenvolvimento da criança
dc.description O presente estudo visa esclarecer que a abordagem psicomotora no processo de alfabetização de escolares em fase inicial colabora para o pleno desenvolvimento destes. O aporte teórico encadeia ideias para o melhor entendimento do desenvolvimento infantil, do papel da escola no processo de alfabetização e da psicomotricidade na escola. A metodologia utilizada contou com a pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica que reuniu um acervo de autores importantes das áreas da alfabetização, do desenvolvimento infantil e da Psicomotricidade, como Barbosa, Silva e Le Boulch, e teorias para embasar as análises observadas pelas autoras. Foi possível inferir que a utilização da abordagem psicomotora por professores das séries iniciais, de forma adequada, respeitando o processo de desenvolvimento infantil e as características de cada fase, para o ensino/aprendizagem da leitura e da escrita, é uma proposta que significativa para o desenvolvimento pleno dos alunos.
dc.creator Vanessa Souza do Sacramento Gomes,Elizete Brito da Silva Costa,Claudia Araújo Urbano Barros
dc.created 2020-11-24
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18548/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/45/alfabetizacao-e-psicomotricidade-uma-alianca-pelo-pleno-desenvolvimento-da-crianca
dc.subject educação pública
dc.subject Alfabetização
dc.subject Psicomotricidade
dc.subject Desenvolvimento da Criança
© Canal CECIERJ 2024