Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18548
dc.type | Text |
dc.title | Alfabetização e Psicomotricidade: uma aliança pelo pleno desenvolvimento da criança |
dc.description | O presente estudo visa esclarecer que a abordagem psicomotora no processo de alfabetização de escolares em fase inicial colabora para o pleno desenvolvimento destes. O aporte teórico encadeia ideias para o melhor entendimento do desenvolvimento infantil, do papel da escola no processo de alfabetização e da psicomotricidade na escola. A metodologia utilizada contou com a pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica que reuniu um acervo de autores importantes das áreas da alfabetização, do desenvolvimento infantil e da Psicomotricidade, como Barbosa, Silva e Le Boulch, e teorias para embasar as análises observadas pelas autoras. Foi possível inferir que a utilização da abordagem psicomotora por professores das séries iniciais, de forma adequada, respeitando o processo de desenvolvimento infantil e as características de cada fase, para o ensino/aprendizagem da leitura e da escrita, é uma proposta que significativa para o desenvolvimento pleno dos alunos. |
dc.creator | Vanessa Souza do Sacramento Gomes,Elizete Brito da Silva Costa,Claudia Araújo Urbano Barros |
dc.created | 2020-11-24 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18548/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/45/alfabetizacao-e-psicomotricidade-uma-alianca-pelo-pleno-desenvolvimento-da-crianca |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Alfabetização |
dc.subject | Psicomotricidade |
dc.subject | Desenvolvimento da Criança |