Avaliação da Educação Básica: reflexão sobre o histórico dos resultados do Enem nas escolas estaduais de Viçosa/MG

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18555

  • Título: Avaliação da Educação Básica: reflexão sobre o histórico dos resultados do Enem nas escolas estaduais de Viçosa/MG
  • Autor(es): Aline Aparecida dos Santos Silva,Dandara Lorrayne do Nascimento
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 24/11/2020
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/45/avaliacao-da-educacao-basica-reflexao-sobre-o-historico-dos-resultados-do-enem-nas-escolas-estaduais-de-vicosamg
  • Código do Recurso: 18555
  • Descrição: Este artigo tem como objetivo analisar os resultados obtidos no Enem nas edições de 2009 a 2018, das escolas estaduais do município de Viçosa/MG. Para isso, utilizará uma metodologia mista, visto que os resultados qualitativos e quantitativos serão confrontados. Os dados quantitativos foram retirados da Plataforma QEdu, que disponibiliza diversos resultados de escolas públicas frente às avaliações externas. Corroborando os resultados analisados, elaborou-se um roteiro de entrevista a ser realizada com a diretora da Escola Estadual Effie Rolfs, considerando os melhores desempenhos dos estudantes dessa instituição no Enem ao longo dos anos. A entrevista proporcionou informações relevantes que possibilitaram compreender algumas particularidades metodológicas realizadas na instituição.
© Canal CECIERJ 2024