As narrativas literárias na Educação Infantil: com literatura e imaginação podemos mudar o Brasil

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18562

dc.type Text
dc.title As narrativas literárias na Educação Infantil: com literatura e imaginação podemos mudar o Brasil
dc.description A presente pesquisa apresenta, por meio de levantamento bibliográfico, as contribuições das contações de histórias emanadas nos livros literários na socialização dos saberes do contexto escolarizado direcionado à primeira infância, considerando as especificidades que permeiam o grupo. Abramovich (1991), Zilberman (1994), Coelho (1999), dentre outros aportes teóricos, forneceram apontamentos e análises sobre esse fazer pedagógico e seus desdobramentos sociais, cognitivos e linguísticos. Entretanto, para que esse processo se efetive de modo exitoso, o infante, como indicado nas Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Maceió (2015) e demais documentos legais vigentes, deve estar no centro do fazimento, tendo no professor referência, mediação e sensibilidade para experienciar a literatura de forma convidativa, prazerosa e, sobretudo, desafiadora.
dc.creator Rosely Maria Morais de Lima Frazao,Mackleyde de Brito Félix,Rosiane Maria Barros Santos
dc.created 2020-11-10
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18562/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/43/as-narrativas-literarias-na-educacao-infantil-com-literatura-e-imaginacao-podemos-mudar-o-brasil
dc.subject educação pública
dc.subject Narrativas literárias
dc.subject Educação Infantil
dc.subject Profissão docente
© Canal CECIERJ 2024