Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18564
dc.type | Text |
dc.title | Educação Inclusiva: desafios e percepções na contemporaneidade |
dc.description | O presente artigo aborda os desafios da inclusão escolar e tem por objetivo geral investigar quais os desafios da educação inclusiva; já os específicos eram caracterizar a inclusão e a escola inclusiva; identificar desafios da acessibilidade para favorecer a educação inclusiva; analisar as principais deficiências e formas de enfrentá-las na educação inclusiva e verificar as ações que favorecem a educação inclusiva. Para alcançar tais alvos, foram realizadas pesquisas bibliográficas que ampararam as ideias nele contidas. Ao abordar sobre a inclusão e a escola inclusiva, evidenciou-se a educação inclusiva que integra um processo social, onde todas as crianças portadoras de necessidades especiais e de distúrbios de aprendizagem têm o direito à escolarização o mais próximo possível do normal, onde a acessibilidade favoreça a aprendizagem, as necessidades especiais sejam vistas como possibilidades de ações que visem ao sucesso de todos, dentre tais ações. Em suma, a educação inclusiva só será uma realidade que beneficie alunos, professores, familiares e sociedade quando todos realmente abraçarem essa causa e se conscientizarem de que incluir é fazer com que todos sejam considerados capazes de produzir e compartilhar saberes. |
dc.creator | Leticia Alves Batista,Maykon Dhonnes de Oliveira Cardoso |
dc.created | 2020-11-17 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18564/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/44/educacao-inclusiva-desafios-e-percepcoes-na-contemporaneidade |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Educação Inclusiva |
dc.subject | Inclusão Social |
dc.subject | Processo de Acessibilidade |
dc.subject | Inclusão |