Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18565
dc.type | Text |
dc.title | Educação integralizada: as salas de recursos multifuncionais como instrumento de ensino e aprendizagem |
dc.description | Ao longo da história, a Educação Especial tem conquistado grandes evoluções na qualidade de ensino e aprendizagem das pessoas com necessidades educacionais especiais, uma vez que, sempre marcada pelos preconceitos, a escola inclusiva procura abominar essas causas reconhecendo os deficientes como sujeitos diferentes que possuem os mesmos direitos e valores no meio social. Para que os alunos e alunas especiais tivessem um ensino totalmente qualificado, o sistema educacional especializado criou nas escolas inclusivas salas de aula multifuncionais com recursos e tecnologias avançadas onde os profissionais oferecem atendimento totalmente diversificado, procurando beneficiar os aprendizes especiais de acordo com a especificidade de sua deficiência. Em virtude das conquistas atribuídas à Educação Especial (EE), no Brasil optou-se pela realização de pesquisas de campo e bibliográfica que tem por título: Educação integralizada: a sala de recurso multifuncional como instrumento de aprendizagem, com a finalidade de aprofundar o conhecimento da práxis realizada nas salas de recursos multifuncionais. Na pesquisa, é viável afirmar que para obter sucesso com os alunos especiais é preciso preparação, bons pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais que permitem aos alunos especiais o desenvolvimento dos seus aspectos cognitivos. É necessário ressaltar que as salas de recursos multifuncionais são utilizadas como instrumento para integralização do educando no seu contexto escolar, facilitando a relação do aluno com a comunidade escolar. O objetivo foi analisar por meio de observações e aplicação de questionário dados qualitativos com perguntas fechadas do tema proposto. |
dc.creator | Izidorio Paz Fernandes Neto,Cíntia Pereira de Oliveira Beletini,Keilane da Silva Mariano |
dc.created | 2020-12-08 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18565/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/47/educacao-integralizada-as-salas-de-recursos-multifuncionais-como-instrumento-de-ensino-e-aprendizagem |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Sala de Recursos Multifuncionais |
dc.subject | Inclusão |
dc.subject | Ensino e Aprendizagem |