- Título: Potencialidades educacionais do ciberespaço: uma reflexão sobre a utilização das redes sociais virtuais em práticas de ensino
- Autor(es): Rana Rose Rico Martins Borges de Sousa
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 24/11/2020
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/45/potencialidades-educacionais-do-ciberespaco-uma-reflexao-sobre-a-utilizacao-das-redes-sociais-virtuais-em-praticas-de-ensino
- Código do Recurso: 18571
- Descrição: O objetivo deste trabalho foi refletir como as ferramentas digitais de três redes sociais virtuais, Youtube, Facebook, WhatsApp, podem favorecer práticas de ensino em um processo que se inicia no espaço e no tempo da escola, mas se estende ao Ciberespaço. Com essa finalidade, o procedimento técnico deste trabalho foi dividido nas seguintes etapas: Primeiro, uma pesquisa teórica bibliográfica, para compreender melhor o ciberespaço e como a forma de comunicar por meio dele pode sugestionar o trabalho docente. A partir dessas leituras, foi possível refletir que, para encontrar ferramentas digitais e pensar em práticas de ensino que se aproximassem do perfil de alunos nativos da cultura digital, era essencial que elas favorecessem o trabalho docente enquanto incitador de um processo de aprendizagem construído de forma colaborativa e não baseado no paradigma transmissão de conhecimento. Com esse entendimento, partiu-se para segunda etapa, que também consistiu em uma pesquisa teórica bibliográfica, realizada a partir da leitura de trabalhos que tratavam a mesma temática deste estudo; por fim, exploraram-se essas três redes, onde foram encontrados recursos com potencial didático, o que tornou possível sugerir ações a professores que desejam utilizar essas plataformas.
© Canal CECIERJ 2024