A intolerância religiosa refletida nos discursos escolares do Rio de Janeiro, sob a perspectiva da análise do discurso de linha francesa

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  • Título: A intolerância religiosa refletida nos discursos escolares do Rio de Janeiro, sob a perspectiva da análise do discurso de linha francesa
  • Autor(es): Marcelo Alexandre Teodoro,Iara Aparecida Garcia
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 24/11/2020
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/45/a-intolerancia-religiosa-refletida-nos-discursos-escolares-do-rio-de-janeiro-sob-a-perspectiva-da-analise-do-discurso-de-linha-francesa
  • Código do Recurso: 18575
  • Descrição: O presente artigo visa analisar discursivamente um corpus constituído por textos extraídos de sites da internet que retratam um fato ocorrido na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2014, quando um aluno foi impedido de entrar na escola por usar colares que pertencem a uma religião afro-brasileira, o Candomblé. Objetiva-se identificar os posicionamentos discursivos (positivos e negativos) nesse corpus levando em consideração a existência de duas formações discursivas, uma contra e outra a favor da religião afro-brasileira. Nesse corpus, os enunciadores manifestam seus posicionamentos por meio de sua fala ou escrita. Tal análise será feita de acordo com as perspectivas da Análise do Discurso (AD) de linha francesa, proposta por Pêcheux. Também será utilizada a proposta de Authier-Revuz, com o conceito de heterogeneidade discursiva, e os estudos de Foucault acerca das formações discursivas (FD).
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