O psicopedagogo no contexto escolar e o processo de aprendizagem, qual a relação?

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18580

dc.type Text
dc.title O psicopedagogo no contexto escolar e o processo de aprendizagem, qual a relação?
dc.description A preocupação básica deste estudo é refletir sobre o papel do psicopedagogo na perspectiva do sistema escolar, pois este profissional tem papel fundamental na identificação, avaliação e proposição de soluções para os problemas que afetam o processo de ensino-aprendizagem. Dentro dessa perspectiva, este artigo tem como principal objetivo discutir e apresentar o papel do psicopedagogo em suas áreas de atuação, especialmente no contexto escolar. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico considerando as contribuições de autores procurando abordar o contexto histórico da Psicopedagogia e suas diversas definições, bem como as diferentes áreas de atuação e o papel do profissional em Psicopedagogia. Concluiu-se, com este estudo, que o psicopedagogo tem papel fundamental na mediação dos problemas de aprendizagem que acontecem nos espaços escolares, na superação do fracasso escolar, no atendimento das necessidades de aprendizagem e no desenvolvimento integral dos alunos. O trabalho psicopedagógico é uma peça fundamental para que a educação de qualidade se efetive.
dc.creator Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno
dc.created 2020-12-08
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18580/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/47/o-psicopedagogo-no-contexto-escolar-e-o-processo-de-aprendizagem-qual-a-relacao
dc.subject educação pública
dc.subject Educação básica
dc.subject Formação do cidadão
dc.subject Psicopedagogia
© Canal CECIERJ 2025