Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18580
dc.type | Text |
dc.title | O psicopedagogo no contexto escolar e o processo de aprendizagem, qual a relação? |
dc.description | A preocupação básica deste estudo é refletir sobre o papel do psicopedagogo na perspectiva do sistema escolar, pois este profissional tem papel fundamental na identificação, avaliação e proposição de soluções para os problemas que afetam o processo de ensino-aprendizagem. Dentro dessa perspectiva, este artigo tem como principal objetivo discutir e apresentar o papel do psicopedagogo em suas áreas de atuação, especialmente no contexto escolar. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico considerando as contribuições de autores procurando abordar o contexto histórico da Psicopedagogia e suas diversas definições, bem como as diferentes áreas de atuação e o papel do profissional em Psicopedagogia. Concluiu-se, com este estudo, que o psicopedagogo tem papel fundamental na mediação dos problemas de aprendizagem que acontecem nos espaços escolares, na superação do fracasso escolar, no atendimento das necessidades de aprendizagem e no desenvolvimento integral dos alunos. O trabalho psicopedagógico é uma peça fundamental para que a educação de qualidade se efetive. |
dc.creator | Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno |
dc.created | 2020-12-08 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18580/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/47/o-psicopedagogo-no-contexto-escolar-e-o-processo-de-aprendizagem-qual-a-relacao |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Educação básica |
dc.subject | Formação do cidadão |
dc.subject | Psicopedagogia |