Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18583
dc.type | Text |
dc.title | Rumo ao Ensino Médio: o papel da escola nas escolhas de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental |
dc.description | Este trabalho se propõe a identificar de que maneira os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, série que concentra a maior taxa de evasão do ciclo, percebem sua escolarização e os fatores escolares que incidem em sua decisão sobre a continuidade da escolaridade. A transição entre os segmentos educacionais é um dos momentos de grande dispersão/evasão escolar. Os estudos sobre as escolas eficazes, no campo da Sociologia da Educação, indicam a relevância dos fatores escolares para a trajetória escolar discente. Assim, este estudo parte da hipótese de que iniciativas escolares podem ser determinantes na decisão de alunos ao transitarem para o Ensino Médio. O estudo buscou captar a influência da família, da comunidade e da escola para essa transição e para expectativas em relação ao futuro. |
dc.creator | Juliana Ferro,Ana Cristina Prado de Oliveira |
dc.created | 2021-01-12 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18583/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/1/rumo-ao-ensino-medio-o-papel-da-escola-nas-escolhas-de-alunos-do-9-ano-do-ensino-fundamental |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Ensino fundamental |
dc.subject | Expectativa dos alunos |
dc.subject | Educação pública |
dc.subject | Ensino médio |