Rumo ao Ensino Médio: o papel da escola nas escolhas de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18583

dc.type Text
dc.title Rumo ao Ensino Médio: o papel da escola nas escolhas de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental
dc.description Este trabalho se propõe a identificar de que maneira os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, série que concentra a maior taxa de evasão do ciclo, percebem sua escolarização e os fatores escolares que incidem em sua decisão sobre a continuidade da escolaridade. A transição entre os segmentos educacionais é um dos momentos de grande dispersão/evasão escolar. Os estudos sobre as escolas eficazes, no campo da Sociologia da Educação, indicam a relevância dos fatores escolares para a trajetória escolar discente. Assim, este estudo parte da hipótese de que iniciativas escolares podem ser determinantes na decisão de alunos ao transitarem para o Ensino Médio. O estudo buscou captar a influência da família, da comunidade e da escola para essa transição e para expectativas em relação ao futuro.
dc.creator Juliana Ferro,Ana Cristina Prado de Oliveira
dc.created 2021-01-12
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18583/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/1/rumo-ao-ensino-medio-o-papel-da-escola-nas-escolhas-de-alunos-do-9-ano-do-ensino-fundamental
dc.subject educação pública
dc.subject Ensino fundamental
dc.subject Expectativa dos alunos
dc.subject Educação pública
dc.subject Ensino médio
© Canal CECIERJ 2024