A percepção dos alunos de Ensino Médio de uma escola pública sobre o ensino de Matemática

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18587

dc.type Text
dc.title A percepção dos alunos de Ensino Médio de uma escola pública sobre o ensino de Matemática
dc.description O objetivo deste trabalho foi obter a percepção de alunos de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro sobre o ensino de Matemática. Nosso principal instrumento na produção de dados foi um questionário em que os participantes somente informavam seu sexo e sua idade. De acordo com os dados produzidos, a maioria dos alunos (62%) admitiu ter dificuldade em Matemática. Em relação às aulas do Ensino Médio, 72% afirmaram que elas tinham qualidade superior em relação às aulas que frequentaram no Ensino Fundamental. Os dados obtidos indicam que a forma como se ensina Matemática no Ensino Médio precisaria sofrer intervenções sob vários aspectos, mas no que tange ao papel do professor, fomos levados a considerar a possiblidade de desconstruir pensamentos e posturas enraizados na prática docente e que possam vir a contribuir para que nossos alunos não se sintam capazes de aprender e produzir Matemática.
dc.creator Adriana Oliveira Bernardes,Adriana de Souza Lima,Victor Giraldo
dc.created 2020-07-28
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18587/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/28/a-percepcao-dos-alunos-de-ensino-medio-de-uma-escola-publica-sobre-o-ensino-de-matematica
dc.subject educação pública
dc.subject Percepção dos alunos
dc.subject Educação Matemática Crítica
dc.subject Decolonialidade
dc.subject Ensino de Matemática
© Canal CECIERJ 2025