Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18588
dc.type | Text |
dc.title | Um caminho para o cálculo: o ensino da matemática na perspectiva das investigações |
dc.description | Aprender sobre números demanda uma longa trajetória no processo de aprendizagem do sujeito educando e possibilitar que as crianças pensem enquanto aprendem torna-se um elemento libertador, que proporciona reflexão, conexões e novos conhecimentos. Nesse contexto, o presente artigo expõe algumas reflexões sobre o processo de aprendizagem das crianças, partindo do conceito de número até a chegada do algoritmo convencional, na forma de cálculo armado, na perspectiva das investigações matemáticas, debruçando-se sobre a seguinte situação: como propor aos alunos um ambiente aritmizador desde a Educação Infantil até os anos iniciais? Em prol de buscar respostas a essa indagação, parte-se como percurso metodológico à pesquisa de cunho bibliográfico e de viés qualitativo. Como resultado, verificamos que o papel do pedagogo do ponto de vista da prática de ensino da Matemática, de forma a que proponha um ambiente de aprendizagem pautado nas investigações, far-se-á presente na relação mútua entre aprender e ensinar, com proposta de atividades e mediação que respaldem diretamente o fomento do interesse dos educandos pelo universo matemático. |
dc.creator | Emily Bomfim Souza,Sônia Cha Kim |
dc.created | 2020-12-01 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18588/metadados |
dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/46/um-caminho-para-o-calculo-o-ensino-da-matematica-na-perspectiva-das-investigacoes |
dc.subject | educação pública |
dc.subject | Ambiente aritmizador |
dc.subject | Matemática |
dc.subject | Investigações matemáticas |