Um caminho para o cálculo: o ensino da matemática na perspectiva das investigações

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18588

dc.type Text
dc.title Um caminho para o cálculo: o ensino da matemática na perspectiva das investigações
dc.description Aprender sobre números demanda uma longa trajetória no processo de aprendizagem do sujeito educando e possibilitar que as crianças pensem enquanto aprendem torna-se um elemento libertador, que proporciona reflexão, conexões e novos conhecimentos. Nesse contexto, o presente artigo expõe algumas reflexões sobre o processo de aprendizagem das crianças, partindo do conceito de número até a chegada do algoritmo convencional, na forma de cálculo armado, na perspectiva das investigações matemáticas, debruçando-se sobre a seguinte situação: como propor aos alunos um ambiente aritmizador desde a Educação Infantil até os anos iniciais? Em prol de buscar respostas a essa indagação, parte-se como percurso metodológico à pesquisa de cunho bibliográfico e de viés qualitativo. Como resultado, verificamos que o papel do pedagogo do ponto de vista da prática de ensino da Matemática, de forma a que proponha um ambiente de aprendizagem pautado nas investigações, far-se-á presente na relação mútua entre aprender e ensinar, com proposta de atividades e mediação que respaldem diretamente o fomento do interesse dos educandos pelo universo matemático.
dc.creator Emily Bomfim Souza,Sônia Cha Kim
dc.created 2020-12-01
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18588/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/46/um-caminho-para-o-calculo-o-ensino-da-matematica-na-perspectiva-das-investigacoes
dc.subject educação pública
dc.subject Ambiente aritmizador
dc.subject Matemática
dc.subject Investigações matemáticas
© Canal CECIERJ 2024