Jogos pedagógicos no ensino de Matemática: Uma experiência com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18600

  • Título: Jogos pedagógicos no ensino de Matemática: Uma experiência com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
  • Autor(es): Andressa Franco Vargas,Aline Franco Vargas,Ariéli Franco Vargas,Gabriel de Oliveira Soares
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 27/10/2020
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/41/jogos-pedagogicos-no-ensino-de-matematica-uma-experiencia-com-alunos-do-6-ano-do-ensino-fundamental
  • Código do Recurso: 18600
  • Descrição:

    O presente trabalho relata uma experiência de ensino com a utilização de jogos pedagógicos, tendo como público-alvo alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, na resolução de exercícios que envolveram as quatro operações fundamentais da Matemática. Para isso, são apresentados o Jogo dos Piratas e o Jogo do Mico, jogos estes utilizados na aplicação e, também, como se deu esta aplicação. Assim, foi possível identificar as concepções e percepções dos alunos com relação aos números inteiros, as principais dificuldades e quais aspectos puderam ser explorados com os jogos em questão; isto, com o intuito de preencher lacunas existentes na aprendizagem. Ressaltamos que, com a aplicação dos jogos, foi possível tornar o ambiente da sala de aula colaborativo, uma vez que os sujeitos puderam se expressar e dialogar com o grupo quais as dificuldades e desafios encontrados em cada etapa dos jogos, enaltecendo assim a importância da criticidade e da autonomia e como estas podem contribuir na qualidade do aprendizado e na significação de conceitos.

© Canal CECIERJ 2024