- Título: Ensino de filosofia e o enredo das definições de filosofia
- Autor(es): Américo Grisotto
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 31/01/2006
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/6/3/ensino-de-filosofia-e-o-enredo-das-definicoes-de-filosofia
- Código do Recurso: 18635
- Descrição: Esta comunicação tem o propósito de tomar as definições de filosofia comuns nos manuais didáticos, ou as definições de filosofia utilizadas no ato do seu ensino e analisarem que medidas atendem ao apelo de determinações, bem como o seu contrário, quando centradas, são, na verdade, descentradas e propiciam deslocamentos, ou seja, o que há de desinteressante no ensino de filosofia quando o viabilizamos a partir de uma definição, em termos de fechamento, e quando mesmo definindo-lhe damos o seu avesso. Estas proposições têm sua razão de ser pelo fato de que tal ensino tem lá suas peculiaridades e estas não estão reservadas apenas ao cuidado que se deve ter com o que lhe é próprio, mas a um certo descentramento comum em sua prática.
© Canal CECIERJ 2024