Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18658
| dc.type | Text |
| dc.title | Do leitor imaginário às imagens de leitores em uma universidade carioca |
| dc.description | Se nos damos a pensar na figura do leitor, possivelmente seremos invadidos por imagens de um certo leitor; o leitor burguês que foi se formando no interior do projeto de modernidade em contraposição às sociedades ditas tradicionais. A predominância deste leitor singular universalizado é alimentada por inúmeras imagens que, a partir de meados do século XVIII, passaram a representá-lo nos lares burgueses, como Chartier (1990, 1991) tem descrito em seus trabalhos. Podemos imaginá-lo confortavelmente deitado sobre a chaise longue de uma varanda, alheio ao mundo a sua volta. Entre suas mãos; o objeto-livro como um tesouro. Entretanto, basta ampliarmos a visada para locais onde se concentram muitos leitores - e o espaço universitário, parece um bom exemplo -, na contemporaneidade, para notarmos que esses se afastam tanto deste que imaginamos quanto, também, uns dos outros. Partindo da concepção de leitura como prática cultural (Chartier), sabemos que, além de historicamente variável, a relação com a leitura difere em função do meio de socialização de seus leitores. Neste sentido, procuro, por intermédio de observação e entrevistas, confrontar as diferenças das condições e práticas de leitura de universitários de camadas sociais diversas. |
| dc.creator | Andréa Pavão |
| dc.created | 2006-03-14 |
| dc.publisher | Fundação CECIERJ |
| dc.coverage | |
| dc.language | pt-BR |
| dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18658/metadados |
| dc.source | https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/6/7/do-leitor-imaginaacuterio-agraves-imagens-de-leitores-em-uma-universidade-carioca |
| dc.subject | educação pública |
| dc.subject | Ensino e Aprendizagem |
| dc.subject | Aní |
| dc.subject | sio Teixeira |
| dc.subject | Aprendizagem Cooperativa |
| dc.subject | Artes |
| dc.subject | Aulas |
| dc.subject | Ausubel |
| dc.subject | Biblioteca |
| dc.subject | Biologia |
| dc.subject | Capacitaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o de Professores |
| dc.subject | Cecierj |
| dc.subject | Cederj |
| dc.subject | Celestin Freinet |
| dc.subject | Cidadania |
| dc.subject | Cidadania |
| dc.subject | Comunicaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o |
| dc.subject | Comunidades Virtuais |
| dc.subject | Conhecimento |
| dc.subject | Construcionismo |
| dc.subject | Construtivismo |
| dc.subject | Crí |
| dc.subject | tica |
| dc.subject | Cultura |
| dc.subject | Curso de Atualizaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o de Professores |
| dc.subject | Cursos |
| dc.subject | Cursos a Distâ |
| dc.subject | ncia |
| dc.subject | Darcy Ribeiro |
| dc.subject | EAD |
| dc.subject | Edgard Morim |
| dc.subject | Educaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o |
| dc.subject | Educaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o Ativa |
| dc.subject | Educaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o Interativa |
| dc.subject | Educaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o Pú |
| dc.subject | blica |
| dc.subject | Educaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o Virtual |
| dc.subject | Educador |
| dc.subject | Ensino |
| dc.subject | Ensino a Distâ |
| dc.subject | ncia |
| dc.subject | Ensino Virtual |
| dc.subject | Ensino/aprendizagem |
| dc.subject | Escola |
| dc.subject | Extensã |
| dc.subject | o |
| dc.subject | Filosofia |
| dc.subject | Fí |
| dc.subject | sica |
| dc.subject | Formaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o de Professores |
| dc.subject | formaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o pedagó |
| dc.subject | gica |
| dc.subject | Formaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o Permanente de Professores |
| dc.subject | Fundaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o Centro de Ciê |
| dc.subject | ncias e Educaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o Superior a Distâ |
| dc.subject | ncia do Estado do Rio de Janeiro |
| dc.subject | Geografia |
| dc.subject | Graduaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o |
| dc.subject | Histó |
| dc.subject | ria |
| dc.subject | Informá |
| dc.subject | tica |
| dc.subject | Informá |
| dc.subject | tica para Educadores |
| dc.subject | Interacionismo |
| dc.subject | Lev Vigotski |
| dc.subject | Lev Vygotsky |
| dc.subject | Lí |
| dc.subject | ngua Portuguesa |
| dc.subject | Literatura |
| dc.subject | Maria Montessori |
| dc.subject | Matemá |
| dc.subject | tica |
| dc.subject | Minicursos |
| dc.subject | Oficinas |
| dc.subject | Parâ |
| dc.subject | metros Curriculares Nacionais |
| dc.subject | Paulo Freire |
| dc.subject | PCNs |
| dc.subject | Pedagogia |
| dc.subject | Pensamento |
| dc.subject | Phillipe Perrenoud |
| dc.subject | Piaget |
| dc.subject | Pierre Levy |
| dc.subject | Plano Nacional de Educaç |
| dc.subject | ã |
| dc.subject | o |
| dc.subject | PNE |
| dc.subject | Professor |
| dc.subject | Quí |
| dc.subject | mica |
| dc.subject | Reciclagem de Professores |
| dc.subject | Reflexã |
| dc.subject | o |
| dc.subject | Rio de Janeiro |
| dc.subject | Seymour Papert |
| dc.subject | UENF |
| dc.subject | UERJ |
| dc.subject | UFF |
| dc.subject | UFRJ |
| dc.subject | UFRRJ |
| dc.subject | UNIRIO |
| dc.subject | Universidade |
| dc.subject | Universidade Virtual |