Como fazer para que o aprendizado seja ativo e não passivo

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18711

  • Título: Como fazer para que o aprendizado seja ativo e não passivo
  • Autor(es): Profª Maria do Carmo Rezende Procaci Santiago
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 23/05/2006
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/6/17/-como-fazer-para-que-o-aprendizado-seja-ativo-e-natildeo-passivo
  • Código do Recurso: 18711
  • Descrição: Nada é impossível. Tudo depende da maneira, do método empregado de conduzir, de orientar seus alunos, reinventando e criando novos mecanismos de aprendizagem em sala de aula para desenvolver cidadãos com outro olhar, mais apurado, sobre a Educação. Propostas que envolvam, principalmente, a pesquisa em sala de aula são muito bem-vindas. Ou seja, situações que promoverão o questionamento e a construção de novos argumentos pelos alunos, contribuindo assim para a criação de cidadãos mais conscientes e que, além de "sujeitos" de seu aprendizado, enxerguem a Educação como um todo, o que implica em fazer relações entre disciplinas e temas abordados em aula.
© Canal CECIERJ 2024